#005 O Gerente de projetos, suas limitações e limites.


Objetivo

Nesse texto abordaremos quais limitações e limites possuem um gerente de projeto. Trata-se de um tema complexo com muitas particularidades.
Fundamentarei meu artigo nas experiências que tive, embora elas possam ser diferentes das suas, sempre há espaço para extrair do conteúdo insumos necessários para exercitar seu pensamento crítico.


Segundo as anotações do PMI (Project Management Institute), os gerentes de projeto são agentes de mudanças e devem inspirar e direcionar as pessoas na busca pelo propósito. 
Os gerentes de projeto bem sucedidos cultivam as habilidades das pessoas que são necessárias para desenvolver a confiança e a comunicação entre todas as partes interessadas de um projeto.
Teoricamente qualquer pessoa pode ser um gerente de projetos. O gerenciamento de projetos é uma função diversificada e você descobrirá que as qualificações geralmente variam de acordo com o setor e a empresa.

Habilidades e Competências.

O gerente de projeto é responsável pelo gerenciamento diário do projeto e deve ser competente na administração dos seis aspectos básicos de um projeto: escopo, cronograma, finanças, riscos, qualidade e pessoas.
Ele adapta sua abordagem ao contexto e restrições de cada projeto, sabendo que não existe um padrão capaz de atender toda a variedade de projetos. Ele está sempre aprimorando as suas próprias habilidades e as de sua equipe.

Um gerente de projetos que visa competência precisa considerar os pontos abaixo, entendendo a necessidade de desenvolver o que não possui e aprimorar o que já se sabe:

Pensamento sistêmico, Saber planejar.

  • Organizar; Liderar e monitorar desempenhos.
  • Gerenciamento eficaz do tempo; Comunicação.
  • Espírito de Liderança; Capacidade de Delegar.
  • Habilidade de motivar os outros; Construir Equipes Eficazes.
  • Autodesenvolvimento; Habilidade para Resolução de Conflito.
  • Resolução de Problemas; Inteligência Emocional.


Podcast(06:12)

Segundo o PMI, para ter sucesso um gerente de projetos deve se concentrar em três habilidades chaves:

Técnica de Gerenciamento de Projetos. Conhecimentos, habilidades e comportamentos relativos a temas específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios e também os aspectos técnicos da execução da sua função.

Gerenciamento Estratégico e de Negócios. Conhecimento e expertise no setor e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer os melhores resultados ao negócio.

Liderança e Gestão de Pessoas. Conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para orientar, motivar e dirigir uma equipe.


Limitações


  • Do latim limitatĭo, limitação é a ação e o efeito de limitar ou de se limitar, demarcar, restringir. As limitações de um gerente de projetos estão relacionadas a:
  • Area de atuação e contexto político cultural que ele está inserido na organização.
  • Esfera do projeto, onde ele está condicionado apenas a seguir o fluxo de trabalho estabelecido, tendo pouca ou quase nenhuma autonomia nas tomadas de decisão e diretrizes do projeto.
  • Limitações ao gerenciamento de pessoas, afetando no acompanhamento das atividades diárias. Esse ponto pode gerar ruídos na comunicação e dificultar a evolução do projeto.
Podcast (05:52)


Limites

  • Por se tratar de uma função estratégica dentro de uma empresa, o gerente de projetos possui um vasto campo de influência. Segundo o PMBOK (Project Manegement Body of Knowledge), essa influência do seu trabalho abrange, de maneira geral, os projetos, e a organização (empresa).
  • A estrutura organizacional e a cultura da empresa podem dificultar ou facilitar a estratégia do gerente de projetos. Nesses casos é necessário adaptar seu projeto ao tipo de estrutura e cultura.
  • Colocar as pessoas em suas “caixinhas” é uma realidade existentes nas empresas, o simples fato de você ter um “cargo” e ter uma responsabilidade acaba de certa forma limitando sua área de atuação. É muito importante que você pratique a sua influência e experiência promovendo a mudança na cultura da empresa como um todo, não se limite apenas aos seus projetos, expandir a comunicação e exercitar novas ideias vão te ajudar no crescimento profissional.
  • Cuidado com julgamentos e conclusões precipitadas, não seja o tipo gerente de projetos que pinta o cabelo de branco para demostrar senioridade e conhecimento, seus anos de experiência são importantes, mas é preciso somá-lo ao tipo de experiência adquirido ao longo do tempo.
  • Seus limites e limitações serão evidenciados quando falhar em um projeto, você está preparado para lidar com o seu fracasso? (Pense Nisso😎)
  • Cuidado com a Síndrome do Impostor, e a Síndrome de FOMO (Fear Of Missing Out) esse medo de ficar de fora gera um sentimento de ansiedade, impactando de forma significativa na rotina das pessoas, em seus relacionamentos interpessoais e de trabalho. (falaremos disso em detalhes em outro texto)
  • Por fim, não queira ser um super-herói da Marvel, pois sabemos que eles não existem. Mas e o Rocky Balboa? Um homem que diz: “A vida não é sobre quão duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente”, precisa ser considerado.

Podcast (06:55)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#009 Emoção e Razão: A Arte de Escolher com Propósito

#002 – Procrastinação